23

24

25

26
 
MYCOPLASMA PNEUMONIAE: A OUTRA FACE
Doenças autoimunes, reumatológicas e vasculites - E-Poster
Congresso ID: P079 - Resumo ID: 548
Hospital Curry Cabral
Rui Barata, Jorge Fernandes, Matilde Fraga, Ana Catarina Rodrigues, Vera Bernardino, Ana Catarina Pereira, António Panarra
INTRODUÇÃO: O Mycoplasmae pneumonia é um agente etiológico frequente nas infeções do trato respiratório, incluindo faringite, traqueobronquite e pneumonia. No entanto, as suas manifestações não se restringem apenas a este sistema, estando descrita afeção de múltiplos órgãos. Dentro das manifestações extrapulmonares, as complicações neurológicas são as mais frequentes, incluindo encefalite e paralisia de nervos cranianos. Além disso, cerca de 60% dos doentes infectados produzem anticorpos contra a membrana eritrocitária, gerando uma resposta de crioaglutininas.
CASO CLÍNICO: Apresenta-se o caso de um homem de 65 anos com hipertensão arterial, dislipidemia e tabagismo ativo, seguido em consulta de doenças autoimunes por fenómeno de Raynaud de longa duração e de etiologia em estudo. Em novembro de 2017 o doente apresenta um episódio de paralisia de Bell autolimitado, tratado noutro hospital, medicado empiricamente com prednisolona e valaciclovir, bem como com fisioterapia. Na consulta após este episódio, o hemograma apresentava vários aglutinados eritrocitários, com necessidade de incubar a amostra a 37ºC, e ligeiro aumento dos parâmetros de hemólise. Avaliações analíticas subsequentes confirmaram a presença de uma doença de crioaglutininas, com teste de Coombs directo positivo (específico para C3d) e pesquisa de crioaglutininas positiva. Quanto ao estudo etiológico, foram detectados no sangue do doente anticorpos anti-M. pneumoniae IgM, com IgG negativo, sendo as imunofixações sérica e urinária negativas para componente monoclonal. A avaliação numa consulta subsequente confirmou a seroconversão dos anticopos anti-M. Pneumoniae para IgG, bem como ausência de crioaglutininas.
DISCUSSÃO: Discutem-se os diagnósticos diferenciais da doença de crioaglutininas e paralisia de Bell, as manifestações extrapulmonares da infeção por M. pneumoniae, e a importância de considerar esta infeção como causa destas complicações, mesmo na ausência de sintomatologia respiratória.