23

24

25

26
 
UM MICRORGANISMO INESPERADO…
Doenças infeciosas e parasitárias - Poster com Apresentação
Congresso ID: PO043 - Resumo ID: 577
Unidade Funcional de Medicina 4 - Hospital de Santa Marta - Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central
Catarina Pires, José Sousa, Teresa Ferreira, Afonso Rodrigues, Patrícia Cachado, Teresa Garcia, António Sousa Guerreiro
Introdução: A insuficiência cardíaca e as suas descompensações são uma das patologias mais frequentes na enfermaria de medicina interna e nem sempre a causa de descompensação é evidente. Os quadros infeciosos, seja qual for a sua etiologia, são uma causa comum, mas que nem sempre são de diagnóstico ou enquadramento epidemiológico fáceis.

Caso clínico: Este caso refere-se a um doente de 64 anos, com cardiopatia hipertensiva e valvular - estenose aórtica grave, low flow low gradient - internado por quadro compatível com descompensação de insuficiência cardíaca. Fez pico febril no serviço de urgência no dia do internamento, tendo sido colhidas hemoculturas em que se isolou Campylobacter fetus. Durante o internamento realizou ecocardiograma transesofágico que excluiu endocardite valvular e confirmou estenose aórtica grave e insuficiência cardíaca com fração de ejeção diminuída (29%). As serologias infeciosas de VIH e HCV foram negativas e a colonoscopia realizada em internamento mostrou dois pólipos sésseis sem outras alterações. O doente cumpriu 21 dias de meropenem empírico com hemoculturas subsequentes negativas.

Discussão: O Campylobacter fetus é um microrganismo pouco frequente e difícil de isolar em exames culturais por ser fastidioso e requerer condições de crescimento ideais. Está geralmente associado a contacto com carne crua e é mais frequentemente encontrado em trabalhadores rurais ou em matadouros. Neste caso, destaca-se apenas como fator epidemiológico o facto de o doente consumir carne mal confecionada. Pela sua raridade e crescimento lento, não são geralmente feitos testes de sensibilidade aos antibióticos neste microrganismo, pelo que o tratamento com carbapenemes é o recomendado na literatura. Este caso serve para demonstrar a importância do diagnóstico etiológico das descompensações da insuficiência cardíaca, nomeadamente causas infeciosas, por vezes com agentes inesperados e de crescimento indolente, em doentes com múltiplas comorbilidades.