Heidi Gruner, Inês Rego de Figueiredo, Marília Fernandes, Diogo Drummond Borges, Rita Vieira Alves, Sara Guerreiro Castro, Filipa Lourenço, Ana Margarida Antunes, António Panarra
A Porfiria Cutanea Tarda (PCT) de aparecimento no adulto, é a mais comum (1/ 25.000 pessoas), manifestando-se por hiperpigmentação e lesões bolhosas com cicatrizes sequelares limitadas ao dorso das mãos (milium) e às vezes couro cabeludo.
Apresenta-se o caso de um homem de 42 anos, leucodérmico, que surge com cansaço associado a estas manifestações com cerca de 2 meses de evolução. De referir história de EAM e colocação de stent 3 anos antes com suspensão voluntária de toda a terapêutica, hábitos tabágicos 20UMAs e hábitos etanólicos de 100g/dia. História familiar de hemocromatose no irmão.
Do estudo complementar destacava-se Hb 16,3g/dl e Htc 48%, padrão de citocolestase com AST 61U/L, ALT 11U/L e GGT U/L e FA U/L, saturação transferrina 63%, Ferritina 789mg/dl. Serologias VHC, VHB e VIH negativas. Perfil imune negativo. Coproporfirinas totais no plasma 1,6mcg/L (N<14,4) e na urina 29mcg/24h(N<100); tipo I 28mcg/24h (N<25), tipo II 1mcg/24h (N<75); Uroporfirinas no plasma 3,5mcg/L (N<11,8) e na urina 4171mcg/24h (N<25). Aguardando estudo genético. A TC toracoabdominal revelou além de hepatomegália, uma volumosa lesão sólida renal de 5cm compativel com neoformação sem evidência de metastização. O ECG e Ecocardiograma transtorácico não revelaram alterações significativas.
Foi assumido o diagnóstico de PCT, tendo sido decidido a interrupção dos hábitos tabágicos e etanólicos e tendo realizado pela consulta de Imunoterapia flebotomias terapêuticas, mas ainda sem inicio de plaquinol 200mg 1 vez por semana, bem como insistência na manutenção da terapêutica da cardiopatia isquémica.
A neoplasia renal foi um achado, não se encontrado casos descritos na literatura, de associação a esta neoplasia, mas apenas ao expectavel agravamento progressivo da função renal com a progressão da doença. O doente foi referenciado à consulta de urologia aguardando nefrectomia.