Catarina Medeiros, Telma Elias, Nataliya Nedzelsaka, Rita Serras Jorge, Fátima Pimenta
As convulsões são alterações súbitas do comportamento, causadas por alterações elétricas da rede neuronal no córtex cerebral. Estima-se que afeta cerca de 8-10% da população ao longo da vida. Virtualmente qualquer agressão ao cérebro pode causar convulsões agudas sintomáticas. A avaliação inicial deverá abranger história clínica detalhada, exames laboratoriais e exames de imagem cerebral. Sempre que se suspeite de causa infecciosa deverá ser realizada punção lombar.
Apresentamos o caso de um homem, de 58 anos, VIH negativo , trazido ao serviço de urgência por crise convulsiva tónico-clónica generalizada. Ao exame objetivo apresentava-se agitado, olhar conjugado para a esquerda, pupilas não reativas e anisocória, com hemiparésia esquerda e Sinal de Babinsky presente à esquerda. Nos exames complementares realizados, analiticamente apresentava apenas discreto aumento da creatinaquinase. Na tomografia craneo-encefálica mostrava hipodensidade cortico-subcortical temporo-polares bilaterais de difícil valorização. Realizou-se punção lombar com saída de líquido cefalorraquidiano (LCR) com 30 leucócitos, com predomínio de linfócitos e proteinorráquia (117 mg/dL). Com a colaboração do doente foi possível verificar que apresentava pupilas de Argyll Robertson. Posteriormente, verificaram-se testes treponémicos e não treponémicos positivos no sangue, tendo iniciado terapêutica com penicilina com boa resposta. Mais tarde ambos os testes foram positivos também no LCR.
A Sífilis é causada pela infeção por Treponema pallidum. Com grande variabilidade de apresentações e período de latência, o seu diagnóstico exige elevado grau de suspeição. O diagnóstico de Neurossífilis requer a avaliação do LCR, sendo que a positividade dos testes treponémicos e não treponémicos fazem o diagnóstico. No entanto, devemos ter em consideração que a sua negatividade não o excluí. As manifestações neurológicas podem ocorrer durante qualquer fase da doença. A presença de pupilas de Argyll Robertson é altamente sugestiva de Sífilis terciária.