23

24

25

26
 
UMA CAUSA FORA DO COMUM DE NÓDULOS DO PULMÃO
Doenças respiratórias - E-Poster
Congresso ID: P839 - Resumo ID: 627
Centro Hospitalar e Universitário de São João
Miguel Carvalho, Diana Mendes Oliveira, Carolina Rodrigues, Paula Dias, Margarida Freitas Silva, Jorge Almeida
Introdução: A principal etiologia de nódulos pulmonares é a neoplasia do pulmão, nomeadamente quando existe história prévia de tabagismo. No entanto, outras etiologias devem ser consideradas, incluindo causas benignas.
Caso Clínico: Este caso clínico trata de um homem de 85 anos, com história médica de hipertensão arterial; diabetes mellitus tipo 2; dislipidemia, ex-fumador e insuficiência cardíaca com fracção de ejecção preservada de etiologia valvular e isquémica, já previamente submetido a cirurgia de substituição valvular aórtica (por prótese biológica) e bypass da coronária direita; de salientar também neoplasia da próstata (diagnóstico há 3 anos, em vigilância) e tuberculose pulmonar há cerca de 60 anos. Recorreu ao Serviço de Urgência por um quadro clínico com um mÊs de evolução de astenia e perda ponderal de cerca de 5 Kg. Ao exame objectio, encontrava-se sem alterações, à excepção de edema bimaleolar. Analiticamente apenas se destacava anemia ferropénica (Hg 10,6 g/dL; Ferritina 120 µ/L; Saturação Transferrina 14%); a radiografia torácica revelou imagem nodular no lobo inferior do pulmão direito. Para melhor caracterização desta lesão realizou TC-tórax ´Alterações fibrocicatriciais nos ápices pulmonares. Com derrame pleural loculado na pequena e grande cisuras à direita e responsáveis pela imagem nodular visível em radiografia recente. Observa-se também pequena quantidade de derrame pleural loculado em localização perivertebral à direita. Densificação em vidro despolido no parênquima pulmonar em posição dependente em relação com estase/edema. Sem consolidações ou nódulos pulmonares suspeitos.´ Assim, atribuiu-se a etiologia do nódulo pulmonar a insuficiência cardíaca descompensada com derrame pleural loculado, de localização atípica face à fibrose que o doente apresentava por sequelas de tuberculose pulmonar. Dada a ausência de outro factor descompensante, incluindo ausência de infecção, eventos arrítmicos ou isquemia, foi atribuída a causa da descompensação a anemia ferropénica, tendo sido suplementado com ferro endovenoso durante o internamento e aumentada a terapêutica diurética. Teve alta clinicamente estável.
Discussão: O que inicialmente apontava para uma possível neoplasia, na realidade revelou ser apenas descompensação de insuficiência cardíaca, uma patologia comum que pode trazudir-se em várias alterações radiológicas. Na pouplação portuguesa a tuberculose pulmonar continua a ser uma infecção frequente, que muitas vezes deixa sequelas a longo prazo.