23

24

25

26
 
A PROPÓSITO DE LOUCURA E HORMONAS
Doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais - E-Poster
Congresso ID: P266 - Resumo ID: 637
Hospital Senhora da Oliveira Guimarães
Mariana Formigo, Margarida Rocha, Sara Freitas; Rosa Maria Ferreira, Jorge Cotter
O hipotiroidismo é uma doença resultante da quantidade insuficiente de hormonas circulantes da tiroide. No hipotiroidismo severo podem verificar-se quadros de ansiedade severa e agitação, manifestados por alucinações, comportamento paranóide e até demência, quadro este conhecido por ´loucura mixedematosa´.
Mulher de 54 anos, transferida do serviço de urgência de Piquiatria para Medicina Interna por alteração do comportamento e da memória com 2 semanas de evolução com desadequação nas atividades de vida diárias. Rrealizou tomografia computorizada cerebral sem alterações de relevo, estudo analítico com documentação de hipotiroidismo severo [T4L 0.36 (valores de referência (VR): 0.76 - 1.46) e TSH 105 (VR: 0.358 - 3.74)]. Doseamento de álcool, drogas e HIV negativos.
À observação no SU, hemodinamicamente estável, sem alterações ao exame objetivo incluindo o exame neurológico. Medicada com levotiroxina 100 ug/dia e orientada para consulta de reavaliação em 1 mês.
Na consulta de reavaliação ao 1º mês, apresentava-se com período de agitação psicomotora e referia alucinações auditivas, mas em menor número de episódios. Apresentava doseamento hormonal T4L 1.16 e TSH 6.2. Pedida ecografia tiroideia, autoimunidade e consulta de Psiquiatria. Posteriormente, ao longo da sua monitorização em consulta apresentou-se assintomática, com função tiroideia normalizada (T4L 0.84; TSH 3.4), elevação de anticorpo antitireoperoxidase e ecografia tiroideia a firmar o diagnóstico de Tiroidite autoimune.
Dada a severidade do caso, no hipotiroidismo severo foi fundamental o diagnóstico precoce e a implementação de tratamento. Na maioria dos casos, os sintomas e sinais físicos e psiquiátricos melhoram com o tratamento de substituição hormonal.