SERVIÇO DE MEDICINA 2, SECTOR B, HOSPITAL DE SANTA MARIA, CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO LISBOA NORTE, LISBOA, PORTUGAL
Nuno Reis Carreira, Catarina de Sousa Gonçalves, Marisa Teixeira Silva, Rui Victorino
INTRODUÇÃO
A diabetes MODY - Maturity-Onset Diabetes of the Young – constitui um grupo genética e clinicamente heterogéneo de doenças caracterizadas por diabetes mellitus não cetogénica, com início normalmente <25 anos, com uma prevalência de 1-5% de todos os casos de diabetes. Constitui primariamente um defeito na função da célula beta pancreática, decorrente de mutações em determinados genes, até ao momento conhecidos 13 genes. Associam-se diversos fenótipos concomitantes, como a agenésia pancreática, disfunção pancreática exócrina, renal, génito-urinária e a oncogénese. O gene ABCC 8, associado ao subtipo MODY-12, é conhecido pela sua associação à diabetes neonatal.
CASO CLÍNICO
Mulher de 72 anos admitida por oclusão intestinal, anorexia, vómitos aquosos, astenia e perda ponderal >20% desde há 4 meses. Antecedentes pessoais de diabetes mellitus tipo 2 desde há 15 anos, sem síndrome metabólico, sem complicações associadas; pancreatite crónica desde há 40 anos, com referência a estudo imagiológico com desenvolvimento pancreático anormal; episódios frequentes de diarreia alternada com suboclusão intestinal. 4 meses antes internada por abdómen agudo e icterícia obstrutiva – estudo revelara massa heterogénea e calcificada na cabeça do pâncreas com extensão ao duodeno, admitida neoplasia pancreática irressecável. Submetida a dupla derivação bilio-digestiva e colecistectomia. O estudo anatomopatológico das peças operatórias e biópsias efectuadas foi negativa para neoplasia. Sem antecedentes famíliares relevantes. À admissão: emagrecida, pálida e desidratada. Abdómen: ruídos hidro-aéreos normoactivos, doloroso à palpação dos quadrantes direitos. Laboratorialmente com anemia microcítica, hipocrómica, hiponatrémia e hipocaliémia. Radiografia de abdómen sem níveis hidro-aéreos. Ecografia e tomografia abdominal: atipia na porção cefálica pancreática, distensão gástrica e das ansas do delgado mais proximais, com ponto de transição no flanco esquerdo; presença de ascite. Por ausência de indicação cirurgica, foi instituída terapêutica médica e colocada sonda nasojejunal, sem resolução da obstrução. Verificou-se aumento do líquido intraperitoneal e surgimento de implantes peritoneais. Biópsia percutânea da massa compatível com adenocarcinoma. Iniciada quimioterapia paliativa, com evolução desfavorável e óbito ao 40º dia de internamento. O estudo genético que havia sido solicitado revelaria a presença de variante c-8G>T no gene ABCC8 – Diabetes Mody tipo 12.
DISCUSSÃO
Este trabalho ilustra um caso de diabetes MODY-12 confirmado por estudo genético, com um fenótipo que não se encontra descrito na literatura: massa pancreática não neoplásica que surge num pâncreas previamente anormal, com evolução para neoplasia, com as complicações decorrentes da mesma. Impõe-se uma reflexão se uma duodenopancreatectomia na altura do diagnóstico inicial da massa pancreática poderia ter sido anterior à evolução para processo neoplásico e o desfecho poderia ter sido diferente.