23

24

25

26
 
CORAÇÃO PARTIDO
Doenças cardiovasculares - E-Poster
Congresso ID: P201 - Resumo ID: 671
ULS Guarda, Hospital Sousa Martins, Medicina Interna
Vasco Neves, Pedro Ventura, Rodrigo Alves, Ana Moreira, Ivan Antunes, Hugo Almeida, João Correia
Cardiomiopatia de takotsubo é um síndrome caracterizado por disfunção ventricular esquerda, com acinésia apical, mimetizando um Sindrome coronário agudo.
Mulher, 48 anos de idade, com antecedentes de HTA, anemia crónica, depressão reactiva e dislipémia com 5 anos de evolução. Sem medicação crónica. Recorre ao SU com queixas de “pressão torácica” com 4 horas de evolução. O inicio dos sintomas terá surgido, aquando do falecimento do pai, por doença prolongada, presenciada pela própria. Precordialgia, sem factores de alivio ou agravamento, sem irradiação para o maxilar inferior, membros ou cintura escapular. Colocada a hipótese de síndrome coronário agudo, síndrome de takotsubo, angina de prinzemetal e ansiedade. Objectivamente normotensa, normocardica e apirética, sem alterações ao demais exame objectivo; ECG com inversão da onda T de V-4 a V-5, analiticamente, Troponina I de 1150, acompanhada com discreto aumento de CK e CK-MB, sem outras alterações. Ecocardiograma transtorácica com acinésia apical.
Repetidos às 3 horas marcadores de necrose miocárdicos, que apresentaram discreta melhoria (932), mantendo alterações similares ECG. Enviou-se doente para coronariografia, não tendo apresentado qualquer alteração excepto por pequena ponte intramiocárdica da artéria coronária esquerda; já sem qualquer acinésia apical.
Portanto, doente com cardiomiopatia de takotsubo.
Os autores optam por apresentar um caso relativo a cardiomiopatia de takotsuko tendo em conta a dua raridade; alertando assim para a sua pesquisa activa.