23

24

25

26
 
QUANDO A IMAGEM EVIDENCIA A DOENÇA
Doenças hematológicas - Imagens em Medicina
Congresso ID: IMG100 - Resumo ID: 710
Hospital de Braga
Carla Marques Pires, Sandra I. Correia, Isabel M. Eira, Renata Carvalho, George Chiriac, Cindy Tribuna, Cristina Ângela, Carlos Capela
Homem de 67 anos, residente nos Estado Unidos da América, que apresentava como antecedentes: hipertensão, dislipidemia, hábitos tabágicos prévios, doença arterial periférica já submetida a stent da artéria femoral superficial esquerda em 2006, data em que ficou antiagregado com aspirina, e novamente intervencionado em 2017 motivo pelo qual trocou aspirina por varfarina.
Em Abril de 2018 teve um internamento em Medicina Interna (MI) por rash petequial. Apresentava à admissão menos de 10000/uL plaquetas. Após exclusão de causas secundárias, trocou-se varfarina por clopidogrel e diagnosticou-se Purpura Trombocitopénica Imune Idiopática com resposta favorável à corticoterapia. Seis dias após a alta o doente apresentava normalização da contagem de plaquetas e iniciou desmame da corticoterapia.
A 24 de Abril recorreu ao serviço de urgência por dor, parestesias e monoparésia do membro inferior esquerdo. Por isquemia aguda foi submetido a urgente tromboembolectomia transfemoral, suspenso clopidogrel e iniciada enoxaparina como ponte para o início de varfarina.
No dia 13 de Maio foi internado em MI por hematúria macroscópica associada a importante hemorragia mucocutânea (rash petequial e bolhas hemorrágicas). Analiticamente apresentava anemia microcítica e menos de 10000/uL plaquetas, sem outras alterações. Ecografia renovesical excluiu lesões significativas. Como abordagem terapêutica optou-se por suspender anticoagulação, realizar transfusão de plaquetas e iniciar lavagem vesical com Ácido Aminocaproico. Repetiu o estudo para excluir causa secundária da trombocitopenia que foi, novamente, negativo. Face à ausência de resposta aos pulsos de 1g de Metilprednisolona iniciou imunoglobulina G 400mg/Kg durante 5 dias. Resposta favorável com recuperação dos níveis plaquetários, cessação da hematúria macroscópica e da hemorragia mucocutânea. Por melhoria clínica o doente preferiu ser transferido para o hospital da área de residência para continuação do estudo.