23

24

25

26
 
QUANDO A METASTIZAÇÃO COROIDEIA É UM ACHADO CLÍNICO
Doenças oncológicas - E-Poster
Congresso ID: P719 - Resumo ID: 819
Hospital Central do Funchal
Jéssica Chaves, Carolina Morna, Luís Marote Correia, Augusto Barros, Maria da Luz Brazão
Introdução: A metástase ocular é a malignidade oftálmica mais comum, no entanto o olho é um local raro da metástase do cancro de pulmão. Esta geralmente é assintomática e raramente é o sintoma de apresentação que leva ao diagnóstico do tumor primário.

Caso Clínico: Apresenta-se o caso de uma doente de 77 anos com história conhecida de diabetes mellitus, cataratas bilaterais tuberculose pulmonar aos 40 anos e de alergia à Penicilina, medicada habitualmente com metformina, trazodona, hidroxizina e diazepam, que foi encaminhada ao serviço de urgência hospitalar pelo oftalmologita, para ser observada pela Medicina Interna (MI) devido à presença, na fundoscopia, de lesões nodulares múltiplas, pigmentadas e com descolamento de retina associado, altamente sugestivas (mas não patognomónicas) de metástases coroideias. A doente referia perda ponderal de cerca de 7 a 8 Kg em 2 meses, astenia e anorexia. Ao exame físico à entrada apresentava-se normotensa, com adenomegália axilar direita, pequenas massas palpáveis no epigástro/hipocôndrio esquerdo e fossa ilíaca esquerda; e nevus de 5cm de diâmetro no punho esquerdo. Analiticamente não apresentava alterações de relevo. Foi internada no Serviço de Medicina Interna para estudo etiológico. Dos exames complementares realizados no internamento, a salientar, tomografia computorizada (TC) toraco-abdomino-pélvica: massa pneumo-atelectasica no lobo inferior esquerdo (LIE) do pulmão esquerdo com conotação neoformativa primária de cerca de 7x9cm e incontáveis micronodularidades de expressão miliar, em relação com fenómenos de metastização multifocal; TC crânio-encefálica: áreas de captação de contraste nas coróides, bilateralmente, muito sugestivas de lesões de natureza secundária; Mamografia: pequeno lipoma na mama direita, benigno; Broncofibroscopia: sinais indirectos de neoplasia do LIE. Realizou exame citológico da massa pulmonar cuja anatomia patológica evidenciou um adenocarcinoma pulmonar na amostra colhida. Das serologias realizadas, a salientar Toxoplasma IgG positivo. Após diagnóstico, a doente foi encaminhada para a oncologia, tendo iniciado erlotinib e posteriormente vinorelbina, sem resposta favorável, tendo falecido 8 meses depois.

Discussão: Este caso, alerta-nos para a importância da articulação entre as diferentes especialidades e para a importância da MI enquanto especialidade integradora por excelência. É através da MI que são feitos os estudos dos doentes, pois apresenta uma visão holística do doente associada a um vasto conhecimento pluripatológico que permite o estudo de diagnósticos diferenciados.