23

24

25

26
 
SÍNDROME DE HOFFMANN – MIOPATIA ASSOCIADA AO HIPOTIROIDISMO: A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO
Doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais - E-Poster
Congresso ID: P301 - Resumo ID: 883
Hospital de Cascais Dr José de Almeida
Ana Gorgulho, Inês Vicente, Ana Paula Antunes, Ana Maria Grilo, Guiomar Peres, Ana Teresa Boquinhas
Introdução:
A síndrome de Hoffmann é uma forma incomum de miopatia associada ao hipotiroidismo nos adultos. Esta caracteriza-se por fraqueza, rigidez e pseudo-hipertrofia musculares.
Caso clínico:
Descrevemos o caso clínico de um homem de 56 anos de idade, com queixas com cinco meses de evolução, de aumento ponderal não quantificado, pseudo-hipertrofia muscular, mialgias generalizadas de agravamento progressivo e fraqueza muscular com limitação na marcha. Ao exame objectivo apresentava mioedema e pseudohipertrofia muscular sobretudo na região gemelar, edema peri-orbitário, rarefação pilosa e hiperqueratose.
Analiticamente com rabdomiólise com Creatinacinase 13 283 UI/L e lesão renal aguda. Por apresentar Hormona Estimuladora da Tiróide (TSH) 124 mUI/L e Tiroxina livre (FT4) 2 pmol/L, com anticorpos anti-tiroglobulina e anti-peroxidase microssomal positivos, estabeleceu-se o diagnóstico de hipotiroidismo por Tiroidite de Hashimoto. Neste contexto interpretou-se a miopatia como Síndrome de Hoffmann. Iniciou hidratação vigorosa e levotiroxina com melhoria clínica e analítica, TSH a normalizar após 2 semanas de terapêutica.
Discussão:
A abordagem clínica deste caso relembra que o hipotiroidismo deve ser incluído no diagnóstico diferencial das miopatias, tratando-se de uma causa reversível e facilmente tratável.